Goldeneye 007 e seus Remakes

O ano era 1997. Era perto do final do ano e estava rolando feira de ciências na escola onde eu estudava. O dia tinha sido cansativo, eu tinha ficado a manhã toda e parte da tarde em pé, ~apresentando~ o meu trabalho. Ao sair para dar uma volta pelo salão onde estava rolando os trabalhos eu vi um colega de turma (abraço aí, Walter), com uma televisão e um videogame.

Era um Nintendo64.

Até aí, nada de mais, eu já tinha visto um N64. Eu já tinha jogado (na locadora e na casa de amigos) um N64. O q eu não tinha visto, era o jogo que o garoto estava jogando: Goldeneye 007.

Esse é um dos dias que minha memória guarda como se fosse ontem. E minha impressão nesse dia era uma só:

"Minha nossa, é MUITO REAL!"

Okey, o ano era 1997 e eu tinha 14 anos. Jogava super nintendo há anos e não conhecia muito sobre games 3D. Tenham dó da minha inocência.

No ano seguinte ganhei um N64 e Goldeneye foi um dos games que eu mais joguei. Se tornou um dos meus jogos favoritos.

Eu sabia que isso iria acontecer, porque na época eu era muito fã do James Bond e o filme de mesmo nome era o meu filme favorito do 007. Os anos passaram e essa opinião continua firme, Goldeneye ainda é um filmaço.

Lembro de várias seções de jogatina com amigos nesse game. Lembro muito bem dos vários fins de semana que o Japonês apareceu na minha casa, pra fazer um ~trabalho escolar~ e já chegou com o trabalho pronto. “É para a gente poder jogar mais” dizia ele.

Esse é um dos meus jogos preferidos até hoje e volta e meia eu rejogo. O gráfico ficou muito datado, mas o jogo ainda é muito bom.

Ainda hoje é exaltado pelos entendidos como um dos pilares do gênero de FPS. Sem dúvida é o jogo que provou que “joguinho de tiro” funcionava nos consoles.


 

Goldeneye Remake

Em 2007 anunciaram um remake, mas na real era outro jogo. Joguei o remake, mas não foi legal. Não tinha a “alma” desse aqui.

Mês passado eu descobri que houve uma tentativa de remake de verdade, por parte da Microsoft. O jogo foi desenvolvido em 2007 era planejado sair para a Live Arcade do X360. Não vou ficar falando muito, vejam o vídeo:

 

PUTAQUEPARIU. Como eu queria jogar isso aí, desse jeito. Olhem que maneiríssimo o sistema de troca de gráfico antigo para novo.

O desenvolvimento foi parado por motivos de licença e desentendimento entre os donos dos direitos autorais. Dizem que a Nintendo disse OK, mas depois voltou atrás e mandou parar. Uma pena. Uma grande e verdadeira pena.

Sou órfão desse remake aí que nunca foi lançado.


 

Goldeneye Source

Ainda sobre goldeneye: Nesse último mês saiu uma versão atualizada do Goldeneye Source, depois de quase 5 anos de desenvolvimento.

O Goldeneye Source é um MOD para PC, feito usando a engine da Valve. Ele começou como um MOD de Half Life e depois que a Valve tornou essa engine gratuita, o mod se tornou completamente gratuito.

Ele recria o modo multiplayer do clássico do N64 e traz um mata-mata absurdo com James Bond e sua turma. Como é para PC, os desenvolvedores não economizam recursos e o game possui um visual muito bonito.

É muito saudoso rever os cenários do jogo de 1997 recriados aqui de forma muito bela.

O site para baixar o MOD é: Goldeneye Source.

Extremamente divertido.

Vou confessar aqui que já fiquei passeando pelas fases do Ge:Source só para relembrar do clássico no N64.